segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Religião, razão e fé .

O que é a filosofia da religião :
Chegámos agora ao âmago da investigação filosófica sobre a religião. É costume chamar filosofia da religião a esta área da filosofia. O seu objectivo é investigar por processos estritamente racionais as crenças religiosas fundamentais, com o fim de determinar o seu significado e de saber se estão justificadas.
Embora sejam várias as crenças que interessam à filosofia da religião, a crença mais importante é a crença na existência de Deus. A respeito desta crença existem dois problemas principais:
1°- o problema da definição de Deus, isto é, o problema de saber se é possível fazer uma descrição coerente dos atributos normalmente afirmados de Deus; e
2°- o problema de saber se há boas razões para afirmar que Deus existe.
A definição de Deus
O problema da definição ou da natureza de Deus é um problema complexo e difícil. Por esse motivo, a nossa abordagem será forçosamente breve. Contudo, podemos dizer que envolve duas questões principais. Uma, a da definição propriamente dita, isto é, a questão de saber que propriedades devem ser atribuídas a Deus; e outra, a de saber se essas propriedades podem ser descritas de modo a serem combinadas numa definição coerente de Deus.
A primeira questão deu origem a duas doutrinas filosoficamente mais relevantes, o teísmo e o deísmo, que embora tenham elementos em comum diferem em certos aspectos de forma importante. O teísmo é a concepção da natureza de Deus segundo a qual Deus é um ser pessoal, espiritual, imutável, omnipresente, criador do universo, transcendente (que está fora do espaço e do tempo), omnipotente (que pode tudo), omnisciente (que sabe tudo), sumamente bom e necessário. Os teístas admitem a revelação, por intermédio, por exemplo, de um livro sagrado como a Bíblia ou o Corão, ou de milagres e profecias, e pensam que Deus intervém no mundo, assegurando a sua existência contínua. Os deístas, pelo contrário, recusam-se a aceitar qualquer forma de revelação como fonte de conhecimento de Deus. Para eles, os únicos conhecimentos legítimos da natureza de Deus são os que derivam de processos racionais de investigação. O deísmo, tal como o teísmo, afirma que existe um Deus pessoal e transcendente, que criou o mundo e que estabeleceu as leis que o regem, mas, ao contrário do teísmo, nega que Deus intervenha no curso dos acontecimentos do mundo seja de que maneira for e que responda às preces e necessidades humanas. 


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Você já pensou...

Você já parou para pensar nas coisas, nas tragédias, nas infelicidades qute acontecem no mundo, com algumas pessoas, com os animais, com a natureza. Veja como está o tempo, não chove, um calor imenso em algumas regiões regiões e um frio exagerado em outras. O descontrole da temperatura é consequência de açoes que o homem provocou. Será que nós seres humanos, dependentes da natureza, dependentes de pessoas, não conseguimos enxergar nem se quer o que fazemos? Essa resposta apenas nossa CONSCIENCIA pode nos dar.
Algumas tragédias como assalto são inevitáveis, pode acontecer com qualquer um, mas quando alguém te diz que foi assaltado você imagina.. AINDA BEM QUE NÃO FUI EU!, mas este colega que correu este risco, ele está bem, como está o PSICOLÓGICO dele, ele está saldável?... Apartir de agora, quando alguém te contar uma tragédia, primeiramente pense: SERÁ QUE ELE(A) ESTÁ BEM?; SERÁ QUE ELE(A) PRECISA DE AJUDA? Pequenas açoes e pensamentos podem parecer pouco ou até mesmo nada, mas a verdade é que é muito, tudo que pudermos fazer para ajudar o próximo devemos fazer, não nos custa nada sermos HUMANOS.

Pollyanna de Paiva Neri

Juízo de fato e de valor: Aula dada no dia 11/03/10

Juízos de fato são aqueles que dizem o que são as coisas, como são e porque são. Os juízos de valor são. Os juízos de são avaliações sobre coisas, pessoas, ações, situações e acontecimentos são proferidos na moral.
 Juízos de valor avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intensçoies e decisões como bons ou maus, desejáveis ou inedesejáveis.
 Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever. Ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos.
 Os juízos éticos de valor nos dizem o que são o bem, o mal, a felicidade. Os juízos éticos normativos nos dizem que sentimentos, intençoes, atos e comportamentos, devemoes ter ou fazer para alcançarmos o bem e a felicidade.
 Assim, sendo moral e consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que esta define paa seus membros, os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar.


Pollyanna de Piava Neri 

sábado, 11 de setembro de 2010

                                           O DIA DE HOJE



Mesmo sabendo que não podemos adivinhar o que vai acontecer amanhã, Estamos sempre imaginando o que pode acontecer, estamos sempre planejando o futuro...Fazemos isso o tempo todo, mesmo sem perceber.
E acabamos deixando pra trás a parte mais importante de nossas vidas;
O DIA DE HOJE,
O dia de hoje é a nossa única certeza.Certeza essa que muda a cada segundo...O dia de hoje é aquele em que temos todas as pessoas que amamos por perto, E muitas vezes esquecemos de dizer o quanto essas pessoas são especiais em nossas vidas, e nem é preciso palavras;
Podemos dizer isso com um simples abraço.
O dia de hoje é aquele em que você pode se queixar menos dos seus problemas,
E olhar o quanto eles podem ser pequenos diante de pessoas com problemas bem maiores e que mesmo assim, não perdem a alegria de viver.
O dia de hoje é aquele em que você pode parar e sentir sua respiração,Ficar em silêncio apenas ouvindo seu coração bater, e agradecer porque isso é VIDA, e muita gente daria tudo que tem pra ter uma vida de volta.
O mundo é feito de pequenas coisas, grandiosa mesmo é só a fé que temos,E ter fé não é esperar por um milagre, é buscar, é ir á luta.Portanto aperte o playe deixe a vida passar, E o ritmo só vc pode controlar.Porque o dia de hoje, é o dia em que você decide se vai ficar parado,
Ou se vai fazer a diferença.


                                                                                                        Rafaella Louise.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Esse é um vídeo que eu fiz à algum tempo, e gostaria de estar compartilhando com vocês.
Nele eu falo um pouco sobre a vida, e sobre o que sentimos quando estamos gostando de alguém.
Espero que vocês gostem.
                                                                            Rafaella Louise.


http://www.youtube.com/watch?v=P5P8Z8mdNZA&feature=channel
Olá pessoal !

Sejam todos bem vindos ao nosso blog de filosofia.




Thata- Luh - Rafáàh